11-10-2011 13:00

Casos recentes reacendem polêmica de anorexia na moda

 

            A magreza excessiva e a anorexia são problemas que sempre rondam o mundo da moda. Nas últimas semanas, a polêmica voltou à tona quando o jornal inglês “Daily Mail” questionou a suposta perda de peso excessiva da modelo Candice Swanepoel, nas fotos do lançamento da linha de moda praia da grife de lingerie Victoria’s Secret. O jornal ainda comparou imagens da modelo na passarela do último desfile da marca e as recentemente publicadas, com uma diferença visível.

           Segundo o site “E! Online”, com a perda de medidas, Candice também pode perder seu posto no time das “angels” (modelos da grife Victoria’s Secrets, conhecidas por exibirem corpos curvilíneos). A top nega sofrer qualquer distúrbio alimentar. “Sou saudável e feliz. Fico comovida ao saber que as pessoas se preocupam comigo, mas está tudo normal e bem”, declarou por meio de sua assessoria de imprensa. "Meu problema é ganhar,  e não perder peso. Viajo muito e acabo ficando magra demais quando estou muito ocupada", disse em entrevista à revista “People”.
 
            Há alguns meses, antes de seu peso virar tema de discussão, a modelo havia revelado ao site “Hollyscoop” que não faz dietas especiais. “Stress e muitas viagens cuidam da minha dieta por mim. E malho muito também, sou obcecada”.
 
            Para apimentar o assunto, alguns dias depois (a polêmica sobre a "angel" foi publicada no dia 31/3), a modelo Nicola McLean confessou à revista norte-americana “OK!” que sofre de anorexia. "Passo longos períodos sem comer. Não vou me deixar ficar doente, mas eu não comeria todos os dias de jeito nenhum. Eu sei que não estou sendo saudável, mas enquanto eu não quiser ganhar peso eu não vou ganhar peso", declarou.
  • A modelo Nicola McLean participa de evento em Londres, em março

            Sem intenções de mudar seus hábitos, a modelo reconheceu que muitas vezes passa um dia todo sem comer, apenas bebendo refrigerante sem açúcar e conta que começou a sentir esta maior preocupação com seu peso após ter o primeiro filho, em março de 2010.
 
TWIGGY E KATE MOSS
 
            Nem sempre o corpo magro foi preocupação entre as mulheres. Décadas atrás, modelos costumavam apresentar corpos "mais cheiinhos". Foi Twiggy, nos anos 1960, quem transformou a magreza em padrão de beleza na moda. Na década de 1990, Kate Moss obteve o auge de sua carreira com uma beleza que contradizia a imagem atlética das supermodelos que passaram a dominar o mercado, como Cindy Crawford e Claudia Schiffer, e confirmou esta estética que é vista no mundo da moda até hoje. Kate Moss causou controvérsias por sua aparência e já foi acusada de incentivar a anorexia.
 
            “ Eu nunca fui anoréxica”, disse Kate em entrevista à revista “Interview”, em 2008. “Quando estava em desfiles e viajando de classe econômica, não me davam o que comer. Hospedavam-me em hotéis baratos e, quando eu voltava de meus trabalhos, já não havia mais serviço de quarto. Fiquei sem comer por um longo período, mas não de propósito. Nos desfiles, nunca havia comida nos camarins e, como eu trabalhava muito, acabava esquecendo de me alimentar. Eu nunca gostei de ser magra”, disse. 
 
            Este padrão de beleza magérrimo, estabelecido já há décadas, causa controvérsia até os dias de hoje. Na edição do Inverno 2010 do São Paulo Fashion Week, em janeiro do ano passado, uma reportagem do jornal Folha de S. Paulo gerou outra grande discussão em torno da magreza excessiva vista nas passarelas. Uma foto da modelo brasileira Alicia Kuczman ilustrou o texto e chocou leitores devido às pernas finas e ossos saltados. Em agosto do mesmo ano, o site FFW entrevistou Anderson Baumgather, sócio da agência responsável pela modelo, que afirmou que para uma modelo ter sucesso, ela precisa ser alta e magra. Defendendo Alicia, o agente diz que geralmente as meninas são naturalmente magras. “A Alicia é uma menina que já era assim. A mãe dela, que é nutricionista, tem 87 cm de quadril. Ela tem uma mãe que a ensina a comer bem desde pequena, ela tem uma tendência a ser magrinha mesmo”, disse.
 
            Em março deste ano, o estilista francês Hervér Leger disse ao site da “Vogue” inglesa que não realiza mais desfiles por não encontrar modelos inspiradoras. “Se eu precisasse voltar para as passarelas, entraria em pânico. Acho as modelos muito magras e tristes. Sem contar que eu estive na era de grandes top models como Linda Evangelista e Cindy Crawford, que tinham muita vida e estavam sempre sorrindo”, disse.
 
            Com a magreza excessiva tomando cada vez mais espaço no universo fashion, as preocupações com a anorexia se dobram. O padrão de beleza instaurado pode causar danos à saúde de muitas meninas influenciadas pela imagem  de modelos, celebridades e pessoas públicas, naturalmente bem magras ou secretamente doentes. Entre as famosas que passaram por tratamentos contra distúrbios alimentares estão Princesa Diana, Karen Carpenter, Jane Fonda e Victoria Beckham. Veja no álbum de fotos abaixo as famosas que sofreram com a doença ou foram apontadas pela imprensa como anoréxicas.
 
 
 
 
 
 

—————

Voltar