19-11-2010 08:27

TCAP - Transtorno da Compulsão Alimentar Periódica

O transtorno de compulsão alimentar periódica (TCAP) ou binge eating disorder é uma doença psiquiátrica caracterizada por episódios descontrolados e recorrentes de alimentação compulsiva. Segundo o DSM IV (Manual Diagnóstico e Estatístico da Associação Americana de Psiquiatria), se caracteriza por uma verdadeira farra alimentar, onde não existe um controle do que se ingere, onde na seqüência existe a presença de sentimentos de culpa e auto-reprovação muito acentuadas. O comportamento alimentar no TCAP é caracterizado pela ingestão de grande quantidade de alimentos em um período de tempo delimitado (até duas horas), acompanhado da sensação de perda de controle sobre o quê ou o quanto se come. Para caracterizar o diagnóstico, esses episódios devem ocorrer pelo menos dois dias por semana nos últimos seis meses, associados a algumas características de perda de controle e não acompanhados de comportamentos compensatórios dirigidos para a perda de peso (Spitzer, 1993; Apa, 1994).

Trata-se de um comportamento alimentar compulsivo, onde ocorre um impulso incontrolável de se comer muito, sem escolher o que, mas com uma necessidade de se ingerir rapidamente muita comida, chegando a 10.000 calorias de uma vez só.

Alguns fatores físicos, psíquicos e sócios culturais podem ser os disparadores desse processo, juntos ou separadamente.

Alguns critérios são necessários para fechar um diagnóstico do TCAP, segundo DSM IV:

1.       Comer muito e mais rapidamente do que o normal;

2.       Comer até se sentir desconfortavelmente cheio;

3.       Comer grandes quantidades de comida quando não está fisicamente com fome;

4.       Comer sozinho por se sentir envergonhado pela quantidade que se come;

5.       Sentir-se mal a respeito de si, deprimido ou muito culpado após comer.

Portanto, é importante observar os sinais clínicos do TCAP em pacientes que procuram tratamento para o sobrepeso e obesidade, pois os indivíduos interrompem prematuramente a dieta prescrita pela incapacidade de controlar a ingestão alimentar.

A compulsão alimentar também é acompanhada por sentimentos de angústia subjetiva, incluindo vergonha, nojo e/ou culpa. Alguns autores afirmam que um comedor compulsivo abrange no mínimo dois elementos: o subjetivo (a sensação de perda de controle) e o objetivo (a quantidade do consumo alimentar). (Stunkard, 2003).

Há evidências de que pacientes com TCAP ingerem significativamente mais alimentos do que as pessoas obesas sem compulsão alimentar (Goldfein, 1993). O TCAP pode ocorrer em indivíduos com peso normal e indivíduos obesos. A maioria tem uma longa história de repetidas tentativas de fazer dietas e sentem-se desesperados acerca de sua dificuldade de controle da ingestão de alimentos. Alguns continuam tentando restringir o consumo de calorias, enquanto outros abandonam quaisquer esforços de fazer dieta, em razão de fracassos repetidos. Em clínicas para o controle de peso, os indivíduos são, em média, mais obesos e têm uma história de flutuações de peso mais acentuada do que os indivíduos sem este padrão (Spitzer; 1993).

O estresse é um fator que pode levar ao aumento das compulsões alimentares. Durante situações estressantes, o cortisol é liberado estimulando a ingestão de alimentos e o aumento do peso (Gluck, 2001).

Em termos dos componentes psicológicos do transtorno, os pacientes com TCAP possuem auto-estima mais baixa e preocupam-se mais com o peso e a forma física do que outros indivíduos que também possuem sobrepeso sem terem o transtorno. (Zwaan;1997)

Tratamento:

O tratamento do TCAP se baseia em abordagens multiprofissionais, compreende uma equipe multidisciplinar como: psicólogo, nutricionista, psiquiatra, entre outros que forem necessários, através de intervenções combinadas com antidepressivos e psicoterapias. A terapia nutricional tem como objetivo estabelecer hábitos saudáveis de alimentação, na tentativa de estabelecer o peso ideal do indivíduo.

É de extrema importância de que no trabalho terapêutico, o sujeito tome conhecimento do porque se desencadeiam sua compulsão, os sentimentos presentes, junto com o autoconhecimento e elevação da auto-estima.

—————

Voltar