29-11-2010 11:57

Adolescente morre de bulimia.

O distúrbio alimentar fez mais uma vítima: a estudante Thayrinne Machado Brotto, de 16 anos, morreu devido a  complicações decorrentes da bulimia - quando a pessoa força o vômito após comer. A garota tinha 1,61m e pesava apenas 46 quilos.

- Essa casa está me sufocando, porque faz com que eu me lembre da minha filha - disse a costureira Sônia Machado, de 42 anos. - Um dos apelidos dela era Magrela.

A família descobriu que a estudante tinha o distúrbio há seis meses, quando ela começou a faltar às aulas.

- Minha filha era muito estudiosa, dedicadíssima. Perguntei o que estava acontecendo e ela disse que não estava conseguindo concentrar-se nas aulas. Depois, me fez um apelo: "Mãe, preciso de ajuda. Tenho bulimia". 

Thayrinne começou, então, a fazer um tratamento psicológico. Mas nunca conseguiu recuperar-se totalmente.

- Comecei a vigiá-la e inventava motivos para tirá-la do banheiro, para que ela não vomitasse - lembrou a mãe.

No último dia 17, Thayrinne estava em Cachoeiras de Macacu e passou mal. O padrasto, o autônomo Marcos Paladino Martinho, de 31 anos, foi buscá-la. No dia 24, a estudante desmaiou na rua. À noite, pediu que a família a levasse até a igreja, para cantar no coral. Mas Thayrinne acabou tendo outro desmaio.

 - A partir daí, não se levantava mais. Não conseguia comer. Eu dava soro na colher para ela - disse Sônia.

 A mãe decidiu internar a estudante. Ela contou que ligou para o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) de São Gonçalo, onde a família mora, quatro vezes, mas a pessoa que atendeu negou-se a mandar uma ambulância. Somente cinco dias depois  Thayrinne foi hospitalizada:

- À noite, ela passou mal. Vi meu bebê indo embora. 

—————

Voltar