16-10-2010 14:04

O que é Anorexia?

Anorexia nervosa é um transtorno caracterizado por perda de peso intencional, induzida e mantida pelo paciente. O transtorno ocorre comumente numa mulher adolescente ou jovem, mas pode igualmente ocorrer num homem adolescente ou jovem, como numa criança próxima à puberdade ou numa mulher de mais idade até na menopausa. A doença está associada a uma psicopatologia específica, compreendendo um medo de engordar e de ter uma silhueta arredondada, intrusão persistente de uma idéia supervalorizada. Os pacientes se impõem a si mesmos um baixo peso. Existe comumente desnutrição de grau variável que se acompanha de modificações endócrinas e metabólicas secundárias e de perturbações das funções fisiológicas. Os sintomas compreendem uma restrição das escolhas alimentares, a prática excessiva de exercícios físicos, vômitos provocados e a utilização de laxantes, anorexígeros e de diuréticos. 

Quais são as causas?

Não existe uma causa única para explicar o desenvolvimento da anorexia nervosa. Essa síndrome é considerada multideterminada por uma mescla de fatores biológicos, psicológicos, familiares e culturais. Alguns estudos chamam atenção que a extrema valorização da magreza e o preconceito com a gordura nas sociedades ocidentais estaria fortemente associada à ocorrência desses quadros.

 

Como se desenvolve?

Geralmente tem início na infância e adolescência, começa-se cortando alguns alimentos, como carboidratos, por exemplo, alegando os malefícios destes alimentos, cabe aqui ressaltar que o interesse e o conhecimento sobre assuntos relacionados à nutrição são presentes nos pacientes de transtornos alimentares, demonstrando uma fixação.

O medo de engordar é uma característica essencial para tal transtorno, assim com a distorção da auto-imagem, sendo que os pacientes passam a viver apenas em prol de dieta visando buscar a melhor forma física, segundo seus ideais, suas representações mentais do que é a melhor forma física, normalmente muito abaixo de um peso considerado normal e saudável, sendo que esta forma física nunca é alcançada por estes pacientes, sempre almejarão uma magreza maior.

Pode ocorrer a pratica de exercícios físicos, com o propósito de queimar o máximo de calorias possíveis. A vontade de perder peso faz com que não se pense sobre os riscos que a pessoa está correndo.


—————

Voltar